Preste atenção aos sinais
Se você já teve um coágulo sanguíneo antes - seja na perna, no braço ou nos pulmões - suas chances de ter outro são maiores. Seu risco também aumenta se você:
- Possui câncer, um distúrbio inflamatório (como a doença de Crohn), um distúrbio reumatológico (como artrite reumatoide) ou um distúrbio de coagulação sanguínea;
- Tem mais de 40 anos;
- Está acima do peso ou obeso;
- Fuma, especialmente se estiver utilizando pílulas anticoncepcionais.
Informe-se sobre outros medicamentos que você toma
Se você está utilizando varfarina ou outros anticoagulantes, não deve tomar aspirina, a menos que seu médico autorize. Isso porque pode aumentar suas chances de sangramento grave. Alguns antibióticos podem interferir no funcionamento desses medicamentos. É preciso ter cuidado também com suplementos de ervas vendidos sem receita médica.
Alguns, incluindo ginseng, linhaça e óleo de peixe, também podem afetar o desempenho dos anticoagulantes.
Informe-se sobre meias de compressão
Essas meias especiais e justas mantêm uma determinada pressão na perna e podem auxiliar no fluxo sanguíneo após uma TVP. Seu médico também pode recomendá-las após uma EP para melhorar sua circulação.
Atenção com o seu peso A obesidade pode sobrecarregar suas veias e enfraquecê-las. E se você tem diabetes, certifique-se de que está bem controlado. Caso contrário, pode danificar os vasos sanguíneos.
Tenha cuidado durante a gravidez
Mulheres que tiveram uma TVP ou PE apresentam maiores chances de ter outra ocorrência durante a gestação. É importante que trabalhem em conjunto com seus médicos e monitorem de perto sua saúde. Mesmo que tenham interrompido o uso de anticoagulantes, podem precisar retomar a medicação, possivelmente até 6 semanas após o parto.