O que fazer e o que não fazer depois de um coágulo de sangue

 

Preste atenção aos sinais



Se você sofreu uma trombose venosa profunda (TVP) em uma das pernas ou braços, é comum que esse membro apresente um leve inchaço após o tratamento. Após a ocorrência de um coágulo nos pulmões (uma embolia pulmonar ou EP), você pode sentir uma dor discreta ou pressão no peito. Entretanto, fique atento a dor, pressão ou câimbras novas ou piores na panturrilha, pois isso pode indicar uma nova TVP. Falta de ar ou desmaios podem ser sinais de outra EP. Se você apresentar algum desses sintomas, ligue para a emergência e busque atendimento médico imediato.


Se você já teve um coágulo sanguíneo antes - seja na perna, no braço ou nos pulmões - suas chances de ter outro são maiores. Seu risco também aumenta se você:

  • Possui câncer, um distúrbio inflamatório (como a doença de Crohn), um distúrbio reumatológico (como artrite reumatoide) ou um distúrbio de coagulação sanguínea;
  • Tem mais de 40 anos;
  • Está acima do peso ou obeso;
  • Fuma, especialmente se estiver utilizando pílulas anticoncepcionais.

O médico pode prescrever medicamentos anticoagulantes, também conhecidos como afinadores do sangue. Isso pode aumentar a probabilidade de sangramento devido a pequenos ferimentos, por isso é importante ter cuidado ao cortar as unhas. Você deve utilizar luvas ao manusear ferramentas afiadas e usar equipamentos de segurança para esportes e hobbies.

Consulte o médico para saber quais outras atividades podem não ser seguras para você.

Mexa-se

Exercícios como caminhar ou nadar podem auxiliar na recuperação após um coágulo. Eles aumentam o fluxo sanguíneo e podem fazer você se sentir melhor. Se você teve uma embolia pulmonar, atividades que aceleram o ritmo cardíaco, como correr ou dançar, podem fortalecer seus pulmões. No entanto, converse primeiro com seu médico sobre a quantidade ideal para você.

Informe-se sobre outros medicamentos que você toma

Se você está utilizando varfarina ou outros anticoagulantes, não deve tomar aspirina, a menos que seu médico autorize. Isso porque pode aumentar suas chances de sangramento grave. Alguns antibióticos podem interferir no funcionamento desses medicamentos. É preciso ter cuidado também com suplementos de ervas vendidos sem receita médica.


Alguns, incluindo ginseng, linhaça e óleo de peixe, também podem afetar o desempenho dos anticoagulantes.


Informe-se sobre meias de compressão

Essas meias especiais e justas mantêm uma determinada pressão na perna e podem auxiliar no fluxo sanguíneo após uma TVP. Seu médico também pode recomendá-las após uma EP para melhorar sua circulação.


Atenção com o seu peso A obesidade pode sobrecarregar suas veias e enfraquecê-las. E se você tem diabetes, certifique-se de que está bem controlado. Caso contrário, pode danificar os vasos sanguíneos.



Tenha cuidado durante a gravidez

Mulheres que tiveram uma TVP ou PE apresentam maiores chances de ter outra ocorrência durante a gestação. É importante que trabalhem em conjunto com seus médicos e monitorem de perto sua saúde. Mesmo que tenham interrompido o uso de anticoagulantes, podem precisar retomar a medicação, possivelmente até 6 semanas após o parto.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem